terça-feira, 8 de julho de 2008

Crítica ao livro Geminianos - Poemas de Descoberta

Amante da introspecção “lispectoriana”, Hérlon Fernandes Gomes nos presenteia com esta obra de profundo mergulho incondicional n’alma. Discorrendo sobre sentimentos afins à nossa condição, mesmo revestidos de outros corações, oferece-nos um referencial oportuno para o polimento ponderativo do SER humano. Mesmo visto sob o alcance visual individual, possibilita reflexões nuas e marcantes do nosso universo particular. A profundidade das colocações pode, num primeiro instante, não sensibilizar mentes incipientes, contudo quando houver aproximação entre o conteúdo assimilado e a maturidade cognitiva do leitor o impacto compreensivo e transformador tornar-se-á inevitável. Vejo esta obra como rara e fundamental para o processo de crescimento intelectual ao qual somos chamados diuturnamente, devendo, por isso, constar entre as chamadas obras essenciais. A oportunidade de tecer comentários sobre este magnífico escrito, bem como sobre o seu talentoso autor, causa-me prazer.

Ronaldo Lucena Miranda

P.S.: Esta é a orelha de Geminianos- Poemas de Descoberta, a ser lançado em breve, em data a ser confirmada. Orgulha-me receber uma crítica como esta, que compreende de maneira arguta a essência do que procurei expressar nos poemas desse livro. Ronaldo é um ser humano ímpar: este médico realmente imbuído de seu juramento, este homem de espírito generoso e de tato sutil para as manifestações artísticas, culturais, humanas e universais.

4 comentários:

  1. Bom, comentar sobre estes argumentos, é no mínimo, cair no vício de cometer pleonasmos, pois falar da capacidade de enxergar além do óbvio de meu querido primo Ronaldo, e da maestria com que o nosso astuto amigo Hérlon trata as palavras, faz com que sejamos convidados a sempre exaltar aquilo q em si é bom. Então, só posso dizer de forma sensata e simples: queremos o mais rápido possível poder entrar em contato com esta obra, para q possamos enfim, nos deleitar com essa dádiva que é a leitura de algo que extrapola a sua própria existência positiva, e sem exagero, um gde convite ao bom gosto transformador de nossas almas. Parabéns aos dois!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Esse livro merece as melhores críticas.
    Rasgar seda sobre sua escrita é chover no molhado.
    Já disse: sou fã!

    ResponderExcluir
  3. Meu caro amigo Hérlon, que crítica tão bem elaborada! O mérito é seu. Pode ter certeza de que a maneira como você escreve inaugura uma literatura inédita em Brejo Santo, pois tende ao universal. Estou curiosa por ter em mãos um exemplar de GEMINIANOS. Tive o privilégio de ler o original inacabado. Sou sua fã desde muito tempo! Abraços, meu amigo poeta.

    ResponderExcluir
  4. Depois de ler essa critica e todos esse comentários, só posso dizer da ansiedade de ler esse livro. Sem duvida, uma vitória totalmente merecedora! Parabens!

    ResponderExcluir