domingo, 18 de abril de 2010

Crônica de saudades


De repente um nó engasgador na garganta. Uma angústia que é fruto de muito amor deixado longe. Acho que agora posso sentir um pouco do significado do banzo, que matou tantos escravos de saudades - arrancados à força de sua terra natal. Comigo a realidade não é triste, é outra; mas a saudade que sinto de casa não deixa de doer, não deixa de incomodar; embora ela também seja combustível para que eu edifique as promessas que me reservei, seja a intensidade da luz que tenho pedido a Deus para me servir de farol.
Em minha casa eu conheço a direção dos ventos e sei identificar facilmente o Norte e o Sul. Em minha casa existe a cumplicidade muda de todos os cômodos, o reconhecimento de todos os cheiros e gostos: desde o café da manhã até o cheiro verde do jardim regado. Guardo em minha mente um álbum de retratos vivos, em que meu pai joga cartas todas as noites, minha mãe embainha minhas calças na máquina de costura e eu converso com meus irmãos no alpendre... Essas coisas são o que me fazem ser pessoa e me dão significado e significância perante a Existência; são essas coisas que eu tenho como mais primitivas e puras.
Aqui, eu me sinto como uma árvore grande, arrancada de uma terra distante, que precisa de tempo para que suas raízes se acostumem ao novo solo. Minhas folhas estão amarelecidas de saudade; mas meus frutos futuros terão o gosto desse lugar que me viu crescer; minha seiva será iluminada pelos sonhos do sopé do Cariri, pelo afeto que está guardado e vivo nesse lugar que é meu lar perpétuo.

Hérlon Fernandes Gomes

P.S.: Para meus familiares e amigos que estão distantes apenas geograficamente.

8 comentários:

  1. Tudo que estas sentindo eu ja passei por isso!!! Tenho certeza de que vc conseguira superar toda essa dor de saudade que estas sentindo e vira pra cá cumprindo tudo que prometeu, trazendo frutos à sua terra natal!!! Saiba que todos aqui torcemos muito pelo seu sucesso e enviamos força espiritual sempre que pensamos em ti! Muita sorte cara, vc merece!!!

    ResponderExcluir
  2. Pois é, meu amigo, bem-vindo a esse sentimento que carrego comigo há alguns anos.
    As folhas? Elas caem, pois estão longe da terra, enquanto as raízes não se acostumam em solo diferente...viramos outono. Mas, de outono você também entende e ele explode a maturidade que carregamos nas outras estações. As folhas caem para dar lugar a outras, mais lindas, vigorosas, fortes.
    Pode crescer sem medo, Hérlon.Só não se cresce sem saudade. O céu é a direção, o sol, o combustível. Engraçado é notar, depois, uma raiz aérea teimosa...uma ponte que nos torna ainda mais fortes.
    Linda crônica, companheiro. Sabia que o seu retorno não podia ser diferente.
    Talvez perceba que agora tua palavra acaba de se tornar salvadora.
    Abração.
    Magna

    ResponderExcluir
  3. Quem nunca sentiu saudade?
    Ela é prova que o que deixamos para tras detinha uma imensa importância.
    E como foi dito, a saudade faz parte do crescimento. ^^

    AbraçoS Hérlon

    bela cronica ^^

    Boa sorte aew nessa nova fase.

    Deus o abençoe

    ResponderExcluir
  4. Opa... cara, parabens pelo blog, encontrei meio por acaso, mas gostei fera... sequindo... vlw

    ResponderExcluir
  5. Saudades é que não irá faltar para quem plantou um sentimento tão sincero no jardim das plantas que ainda crescem...

    Abraço, Hérlon!
    Te desejo muito sucesso!

    ResponderExcluir
  6. Saudades, é bom ter saudades. Como um bom sertanejo o marmeleiro na seca perdem suas folhas, o deixando seco e rijo, embora se debruçando protejendo e adubando suas raizes, que quando o retorno das chuvas o aparente morto marmeleiro cresce vigoroso. Sua saudade aduba suas raizes caririenses. Parabens pelo texto, digo textos, e força na sua caminhada.
    Halano

    ResponderExcluir
  7. HERLIM,
    TEXTO RICO E PROFUNDO COMO A FLORESTA QUE ESTÁ A SUA VOLTA.
    CADA UM COM O SEU TIPO DE SAUDADE. NÓS, AQUI, MARAVILHADOS POR TER SEUS CONTOS DE VOLTA. ELES CONSEGUEM AMANSAR AS NOSSAS DORES.
    SEI QUE A LINHA DO EQUADOR NÃO É O SEU LIMITE.
    SUCESSO E FELICIDADES SEMPRE.
    RACHEL ALVES GOMES

    ResponderExcluir
  8. Muito bom texto, e fico feliz por saber que ainda teremos mais contos e poemas e inspirações, isso não pode faltar.
    Abraços, caro amigo

    ResponderExcluir