terça-feira, 29 de março de 2011

PAULO CORDEIRO SALDANHA - A AMAZÔNIA SOB SUA PENA

               “Maktub”. “Está escrito”. Oh, doce mistério esse de estar vivo! Quais oráculos irão desvendar os segredos dessa travessia nossa, desse pulsar de emoções da Existência?
               Nunca em meus planos esteve a imagem de poder morar na Amazônia brasileira e, no entanto, cá estou, na fronteira deste Brasil, cercado de rios e de uma biodiversidade que exalam o cheiro do barro cru há pouco moldado por Deus. É essa sensação de pequenez humana e de expansão espiritual que me inundam todo.
               Em derredor a essa profusão viva, enraízam-se histórias de homens e mulheres que aceitaram o desafio de participar dessa simbiose nem sempre tão harmônica com a selva e que nos legam enredos dignos de deixar invejosa a Sherazade, com assunto para mil e uma noites.
               Hoje, tive a graça de conhecer pessoalmente uma admirável personalidade deste Vale do Guaporé: o escritor guajaramirense Paulo Cordeiro Saldanha.

               Aqui, no estado de Rondônia, ele é um nome que dispensa apresentações, por vários outros atributos que lhe lauream. Mas, neste espaço, gostaria de prestar uma singela homenagem ao homem que dedica suas letras para enaltecer a merecida realeza de sua terra.
               O Jornal “O Mamoré”, periódico de vida perene nesta cidade, é um veículo importante para a integração social e até moral do município. Foi da leitura de “O Mamoré” que partiu minha admiração por Paulo Cordeiro Saldanha, responsável pela coluna “Crônicas Guajaramirenses”. 
               Detentor de um espírito saudosista, o escritor ali imprime reminiscências remotas, contando episódios corriqueiros e enaltecendo personagens que não podem padecer no baú do acomodado esquecimento.
               Maior foi meu deslumbramento ao me deparar, numa livraria, com um romance escrito por esse guaporense!
               O gênero romance é um texto extremamente difícil de se encarar; é um trabalho que, na sua maior parte, exige mais transpiração e paciência que inspiração. Poucas são as cidades a terem o orgulho de possuir um filho romancista. Pois bem, Guajará-Mirim o possui!
               Adquiri, então, O Oráculo da Candelária, última publicação do autor, e embrenhei-me pela leitura desse romance, cheio dessa cor-local amazônica, coroado pelo enigma íntimo a unir Nilton e Melina, personagens dessa trama universal, nascida no espaço europeu e ancorada na exótica Amazônia rondoniense, palco para mistérios cármicos esboçados por uma força sobre-humana, aos auspícios do Criador.

               Entre a troca de e-mails, tive a honra de ser convidado pelo escritor para um “café literário”, às margens do rio Pakáas Novos, que se estendeu por um almoço até a tarde toda, quando o tempo não foi desperdiçado por nenhum hiato de silêncio, haja vista a constante e agradável conversa que nos envolveu.

               O Sr. Paulo Saldanha, além de extremamente bem-humorado, é uma enciclopédia-viva desta porção de Brasil – não obstante seus conhecimentos universais. É um amante fervoroso de sua história, de sua família; é um devotado discípulo da literatura, pela qual se utiliza como instrumento para partilhar com todos de suas vivências e impressões de sua terra.
               Despido da vaidade que macula de pedantismo alguns intelectuais, o Sr. Paulo, este admirável “contador de histórias”, carrega a impressão verídica de uma alma generosa, que busca aquilatar a cultura municipal aparentemente (?) negligenciada pelos poderes públicos constituídos.
               Voltei para casa mais cheio de amor por esta terra que me acolheu tão bem e que a cada dia me põe no caminho a oportunidade de conhecer grandiosas pessoas. De lambujem, fui presenteado com o primeiro romance do autor, O Alferes e o Coronel, que traz como personagem principal  um conterrâneo cearense, de Canindé,  conhecido coronel da história de todo o Norte do País.

               Deus continue a lhe render essa abençoada inspiração, Sr. Paulo, e nos conceda o presente de poder desfrutar de suas histórias por muito tempo, ao sabor de sua prosa de deliciosa leitura. A cultura agradece!

Hérlon Fernandes Gomes
Guajará-Mirim/RO, 28 de março de 2011.

6 comentários:

  1. Que bom que você já está bem integrado, Hérlon, a ponto de conhecer até escritores daí!
    Acredito mesmo que a Amazônia seja um lugar mágico.
    Parabéns ao escritor Paulo Cordeiro Saldanha, por fazer de seu amor à Amazônia motivo de inspiração aos seus livros.

    ResponderExcluir
  2. Já dizia o grande escritor Victor Hugo: "O futuro tem muitos nomes.
    Para os fracos é o inalcansável.
    para os temerosos, o desconhecido.
    Para os valentes é a oportunidade."
    E você Hérlon, é valente, está agarrando as oportunidades que a vida lhe reservou, mesmo estas não atingindo o que sua pessoa merece.
    Abraço, grande homem.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado a Candice pelos parabéns! O Poeta e Escritor Hérlon, com o talento que possui, irá descortinar a partir dos cenários mágicos que a Amazônia exibe, tão faceira, um manancial de inspiração para deleitar seus inúmeros leitores e amigos.
    Abraço
    Paulo C. Saldanha

    ResponderExcluir
  4. Demorei, mas cheguei para te dizer que fico muito feliz de te ver integrado ao povo dessa terra que agora convives. Pra variar já passeias pelas veias culturais do povo, da terra de nós ainda desconhecida.
    Continua, Hérlon. Como disseste, "maktub".Nada mesmo é por acaso.
    Abração.
    Fique com Deus!
    Magna

    ResponderExcluir
  5. Na busca pela história de minha família , me deparo com um jovem em busca de conhecimento, desvelando um Saldanha escritor. Não se avexe não pois a vida é rios diferentes que se unem no grande mar. assim espero um dia poder com estes dois poetas , escritores encontrar. Fica o sol encarnado de minha terra natal com um até breve!!! Adal Saldanha

    ResponderExcluir
  6. Na busca pela história de minha família , me deparo com um jovem em busca de conhecimento, desvelando um Saldanha escritor. Não se avexe não pois a vida é rios diferentes que se unem no grande mar. assim espero um dia poder com estes dois poetas , escritores encontrar. Fica o sol encarnado de minha terra natal com um até breve!!! Adal Saldanha

    ResponderExcluir