quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

VIVER É A MELHOR COISA QUE EXISTE



O ser humano é um bicho de esperanças inacabadas, intermináveis. A insatisfação nos é essa fome constante a exigir do mundo as plenitudes  de felicidades existentes somente nos nossos desejos, nos nossos “ses”.

Somos mendigos assumidos a pelejar pela rica e imaterial felicidade.

Hoje, dormi durante a tarde inteira. É um dos meus maiores luxos. Acordo espantando a preguiça, esticando braços, pernas... Levanto mais feliz. Esquento água, faço meu chá, ligo o som e me preparo para pedalar pelas ruas desta cidadezinha amazônica, onde o sol, no seu descansar, parece ter sido multiplicado por uma infinidade de vezes em tamanho.

E corro pensando no homem... E corro pensando em mim, nas minhas exigências, nos meus lamentos, nas minhas inquietudes... Às vezes me pego sorrindo quando uma lembrança feliz me cutuca a alma e eu só queria mais e mais desse caleidoscópio guardado a ilustrar meu íntimo com as tremeluzentes luzes da saudade.

Não, eu não fico desolado.  A saudade nem sempre precisa ser um marco definitivo do que foi sepultado. Ela é nossa memória sensitiva a nos despertar, no mais das vezes, que as alegrias podem se reconstruídas por incontáveis vezes no nosso ser. Então eu me apercebo que tenho tempo, tenho coração, tenho alma, tenho vida e paro para me dizer que essa pressa em ser feliz não pode nem deve nos afobar, porque a procura é o que nos move, é o que nos impulsiona. O alpinista, ao chegar ao cume da montanha, demora menos tempo a contemplar essa paisagem do que a escalar, a desejar e imaginar como é o alto.

O definitivo, o acabado, o pleno têm qualquer coisa de morte e estagnação em si. Já encontrei muitos potes de ouro em finais de arco-íris, mas nenhum se apresentou como o tesouro necessário às minhas ambições de menino, de homem, de santo.

Hei de procurar até o fim, em tardes assim, em que a neblina desenha pontes nos meus sonhos, mais uma porta para essas sensações que me abram sorrisos e que me digam que VIVER é a melhor coisa que existe.

Hérlon Fernandes Gomes

Guajará-Mirim, Rondônia - 08 de Fevereiro de 2012.



3 comentários:

  1. Sem dúvidas Hérlon, VIVER é a melhor coisa que existe; fazer o quê se nosso "karma" é procurar sempre...........senão viver o mais intensamente que pudermos a nossa procura; e que seja confiante e alegre, sem sofrimentos desnecessários!

    ResponderExcluir
  2. Eita, Hérlon, há quanto tempo!
    E venho aqui hoje, neste dia que o tempo nos presenteou...mais um dia no ano, gemeneando a quantidade final dos dias. Sim, temos tempo e temos pernas para pedalar, andar, dançar. Temos tudo. Só nos falta, talvez, entender isso que disseste: a importância do caminhar, do percurso, porque me parece,no meu pequeno entendimento, me parece que se ao invés de buscarmos a felicidade, buscássemos a serenidade, o caminhar seria, surpreendemente mais feliz.
    Abração, meu amigo.
    Fique com Deus!
    Magna

    ResponderExcluir
  3. Isso mesmo, Magna, devemos buscar a serenidade, que é nosso equilíbrio mental, espiritual.
    Abração.

    ResponderExcluir