quinta-feira, 17 de junho de 2021

Fora do Meio - uma trama policial na capital cearense, o novo romance de Jards Nobre.



Jards Nobre é um experiente romancista cearense, autor de dois outros romances e um livro contos. É doutor da palavra e ávido leitor - um apaixonado pela língua portuguesa. Portanto, dispensa apresentação. 

Fora do Meio é seu mais novo romance. Um livro diferente de tudo que já escrevera, mas que conserva uma certa quintessência das outras obras: uma ousadia natural. O autor tem certo apreço pelo Naturalismo brasileiro, e  é essa ousadia fina que dá o tempero do seu novo livro, que me lembra qualquer coisa de Hitchcock, ou de uma construção feita pela Dama do Crime, mas com a originalidade desse quixadaense, de quem sou fã. 

Ernesto, o protagonista, sai de sua cidade do interior para descobrir o desaparecimento do irmão caçula, Dalton, que seguiu para Fortaleza no afã de encontrar fama e glamour, fugindo de segredos do passado. 

Na capital, Ernesto se depara com o mundo tão diferente do qual se acostumou no interior, de roça e monotonia. Obstinado por solucionar o sumiço, temendo pelo pior, descobre as facetas do mundo superficial da moda, da fama, da ostentação, do sexo fácil e farto, das noitadas e vida virtual, onde se perseguem milhares de likes e nascem efêmeras celebridades. Juntando pistas, o rapaz conhece ricaços, gente influente, gente boa e gente também perigosa, que explora o luxo da prostituição. 

Nesse atordoado mundo novo, é perseguido e cercado por assassinatos de todos aqueles que tentam lhe dar notícias de Dalton. Nessa rede de intrigas, Ernesto descobrirá, por fim, o que sucedeu ao irmão, surpreendendo-se também com o próprio amadurecimento e sobre em quem se transformou depois de tudo. 

É, por fim, um retrato do dilema vivido atualmente entre conciliar o mundo real e o virtual, delineando quão pode ser perigoso e vazio o almejado mundo da fama e da riqueza - um sonho perseguido por muitos. 

Hérlon Fernandes Gomes

2 comentários: