quarta-feira, 14 de maio de 2008

NA CONSCIÊNCIA DE CRISTIAN

Queria ser desejado de outra maneira, queria alguém que se preocupasse de verdade comigo. Não, isso não me faz sentir fraco; canso-me dessa sede de auto-suficiência. Ter alguém em quem se apoiar é impulso humano, torna-nos menos egoístas...
Era isso que ele tinha sido o tempo inteiro, rodeando-se de luxo e solidão. Para quê? Para quem? Antigamente o significado tinha alguma serventia, tinha gosto de prova irrefutável... E agora, era apenas ele ali, em finais de noites intermináveis, cheio do vazio desse falso amor vendido, de sua crua solidão.

Estou cansado de ter pressa. Ela existe em mim como uma cobrança que me percorre todo... As coisas parecem se equilibrar, o acaso mesmo se preocupou disso. As lembranças difíceis deixaram esse patamar do inexorável, agora podem visitar-me sempre, estão todas bem cicatrizadas, atestam apenas a existência de uma ferida necessária. Reúno meus cacos, minhas coisinhas, nesse mundo de diminutivos que não me diminui. Estou voltando a caminhar, a refazer o percurso de estradas abandonadas. Voltei a me iluminar, a tornar as coisas menos impossíveis, a acreditar mais nos meus sonhos, a me sentir capaz de construir uma felicidade desejada. Estou buscando essa segurança em Deus – preciso reconhecer isso. Ultimamente estamos mais cúmplices, embora eu continue profanando as regras, contaminando as águas... Ele sempre arranja uma maneira de me fazer sentir purificado.

Hérlon Fernandes Gomes, Brejo Santo - CE, 14 de maio de 2008.

2 comentários:

  1. Olá, meu nobre. A construção da coinciência de Cristian, se baseia em experiências de cunho pessoal, alguém que se vê num estágio de vida, onde a culpa corrói a alma. Um pesar por áquilo que não se viveu ou até mesmo não se conquistou, algo vindo de alguém que foi refém da infância; o local onde todas as viagens são iniciadas. Hoje com a maturidade esse espectro lhe trouxera apenas dividendos, não áqueles que pode-se pagar com dinheiro, mas aquele que remunera-se com a retirada do peso da consciência, que afeta o coração e principalmente a alma.
    Embora a afetividade seja uma condição necessária, ela não é condição suficiente na formação da estrutura hominal. Há outros fatores envolvidos: como percepções, individualidade, linguagem, idéias, significados, cultura, escolhas (ou livre arbítrio), moral e ética. Todos construindo a escala evolutiva da consciência.
    Veja que o atalho escolhido; a ajuda Deus, se faz presente não por uma opção, mas por um desepero de alma, que se aproxima do ponto mais visível, no alto das cordilheiras cognitivas do alter ego.
    A busca é necessária.
    A obteção de resposta é um caminho longo e por vezes pedregoso. Paciência e fé farão toda a diferença.
    Um abração e até a próxima.

    César Lobo

    ResponderExcluir
  2. A auto-suficiência é um tipo de mantra entoado por todos aqueles que por razões sentimentais sofreram.
    "Ser" humano em um mundo de relações um tanto "irracionais" as vezes evoca nas pessoas um sentimento de auto-proteção.
    A falta de um certo companheirismo requerida pelo nosso íntimo nos lembra que é gostoso estar e dividir algo com alguém especial.
    Nos faz lembrar de que ainda somos "humanos".
    E que ainda queremos ser felizes ao lado de alguém.

    ResponderExcluir