sexta-feira, 2 de maio de 2008

RACHEL - UMA PRESENÇA REAL E FELIZ

Vou abrir um parêntese muito bem merecido, não como uma simples homenagem, porque ela está além disso, mas como testemunho de que ela existiu em minha vida e não foi uma lembrança passageira. Rachel significa a fêmea do carneiro, preferida de Jacó, merecedora de filhos. Tive o agraciado presente de poder conviver pouco tempo dessa graciosa companhia e de ter podido aproveitar tamanha luz, traduzida num sorriso perene e gratuito.
E
la tinha vaidade, tinha leveza nas palavras, admirava Raul Seixas e parecia compreender melhor os sentimentos que não estivessem simplesmente à flor da pele, já que ela era mais feita de alma. Hoje eu lembrei dela, não simplesmente porque a morte a arrebatou precocemente, mas porque certamente seu sorriso me iluminaria e me traria uma palavra de conforto e fizesse minha noite ser menos triste.

Q
uantas conversas, quantas promessas, quantas vontades... E eu me lembro bem da nossa última conversa, da nossa despedida – que não tinha cara nem motivo de uma! Eu, você e Wilame, sob a atmosfera do álcool, do calor da nossa amizade, da beleza do amor de vocês dois a me compreenderem, a me traçarem promessas de felicidade... Eu também custo a acreditar e aceitar esse curso natural da vida, que não deixa de ser triste... E eu também sinto falta de sua presença, do seu sorriso sempre branco e cheio desse conforto impagável!

D
aí de onde está, quero que sempre se lembre do que nós acreditamos! Saiba que estarei aqui reverenciando a vida e sabendo que o curso dela vale à pena até o último suspiro – porque era assim que seu semblante inevitavelmente parecia suscitar... Sua lembrança jamais será triste. Terá sempre o gosto de uma saudade insaciável, mas sempre reconfortadora pela certeza de poder ter compartilhado com você de momentos ímpares – amostras fiéis da sua humildade, do seu profundo amor, da sua inocência.
Hoje, eu lembro de você, porque foi singular pra mim e pra inúmeras pessoas, na sua singeleza, na sua calmaria que sempre foi conforto! Esteja sempre ao lado do Pai.
Do amigo que ficou. Eternas saudades.

P.S.: À minha amiga Rachel, que se foi desta vida precocemente. A meu amigo-irmão Wilame, que teve o privilégio de proporcionar e compartilhar de seu maior amor. Aos seus filhos, a quem ela amava sem proporções. Aos seus irmãos e familiares. Com afeto.

4 comentários:

  1. Obrigado Herlon, por essa linda homenagem à pessoa mais maravilhosa que eu já conheci no mundo,a pessoa que mais amei na vida. Uma pessoa que poucos como nós,tivemos o prazer de conhece-la e compartilhar de sua alegria e de sua luz. Ela gostava demais de você e onde estiver estará olhando por todos que ama aqui em baixo, vlw mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Impossível não se emocionar com tão lindas palavras.
    Alguém que nos entenda, e que principalmente mexe com nossa vida e conceitos, é um dos grandes trunfos de uma vida.
    Não importa onde fores, ela esta lá olhando e cuidande de vcs.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Herlon, não teve como não lembrar do sorriso dela ao ler o que você escreveu. Eu agradeço muito pela homenagem que fez e tambem por ter me feito lembrar que o brilho não se foi com ela, que ela deixou um pouco com cada pessoa com que ela passou.
    Obrigada mais uma vez =)

    ResponderExcluir
  4. Maravilhosa sua descrição de uma "perda", entre aspas mesmo, por q às vezes me questiono se de fato perdemos alguém com a presença da morte (ou será nova vida)? Enfim, parabéns por deixar transparecer um sentimento de saudade, sem no entanto, levar à tristeza, muito bacana essa homenagem, traz-nos uma vontade de repensar a vida, o q de fato fazemos para torná-la assim como esta pessoa (Rachel): inesquecível; e não só pela presença, mas principalmente pela capacidade de se fazer imprescindível, q é algo bem maior. Valeu!!!!

    ResponderExcluir