segunda-feira, 7 de abril de 2008

EU, O INVERNO E DEUS

Há sono em minha alma, mas uma necessidade insistente de permanecer acordado. Estou esquecido do tempo; ele não está de mim. Minha vida foi abençoada com uma alma vibrante, inquieta; percebo-me singular diante da existência. Faz frio. Tem chovido muito nesses dias; mas a nublagem não me entristece - parece comungar comigo de algo secreto, parece imitar-me de uma maneira cúmplice. Já esqueci de gritos do passado, meus medos ganharam novas nuances; são quase todos inofensivos... Exijo muito de mim, insatisfaço-me quase sempre... O que somos nós? Meu silêncio tem sido meu mestre e pareço me preparar numa mutação que só eu e Deus percebemos. Deus. Ele divide um café amargo comigo, acompanha-me na neblina fina da tarde que se faz noite diante desse céu cinza... Eu tenho minha não-receita de felicidade e ela me basta, não preciso que me preparem os caminhos, que me dêem mapas. Preciso desvencilhar-me desse mundo concreto, da ausência de lucidez, desse automatismo que faz a humanidade esquecer de que o humano é também espírito... Minha seriedade não precisa se confundir com tristeza; meu recolhimento nem sempre tem sabor de solidão... Qual meu maior pecado, Deus? Sou fraco porque sou esse enigma... Tens todas as respostas, Deus? Alivia um pouco o peso das minhas dúvidas...

Hérlon Fernandes Gomes, 07 de Abril de 2008 - Brejo Santo - CE.
P.S.: Para César Lobo, pelas conversas agradáveis que me rendem produções assim; para Candice Cardozo, Marcela Rodrigues, Révia Mara, Danielle Orenstein e minhas irmãs Helaine e Heloísa - mulheres de alma pronta!

6 comentários:

  1. Talento. Essa é a palavra que utlizo para expressar minha opinião sobre alguém de tão profundo sentimento e que consegue usar a palavra para um sentido maior da vida. O sentido do amor. Falo daquele amor que deveria ser a mola mestra do mundo. Foi assim que Deus quis no início dos tempos, mas o homem preferiu o contrário. E de repente, não mais que de repente, encontro Hérlon pelas picadas da vida. Uma pessoa que possui esse entendimento do qual me referi, quando citei o amor que Deus nos deixou de herença.
    Em “Eu, o inverno e Deus”, a simbiose entre os três temas gera todo um fascínio pelo enigma e pela incógnita do Lobo, que solitário, passou a ser compreendido por alguém, em meio a tantos anos de solidão. Outrora, só conseguia ter Deus como companhia de sua jornada. Hoje foi mais além e deixou-se perceber por alguém de olhar tão penetrante e inquisidor.
    Na vida têm-se três caminhos à percorrer: O do Amor, O da dor e O da paciência. È preciso trilhar cada um deles para se alcançar uma visão ampla de ser humano. Todos nós temos uma chance de fazer a diferença em cada momento, seja ele de amor, de dor e de paciência. E aqui me deparo com alguém de alma simples e expressiva dentre tantos cidadãos comuns. Hérlon, continue a batalhar pelos seus objetivos, pois Deus é contigo e ele vai fazer descer chuvas de bonança sobre sua vida. Nunca duvide disso. A fé, pode fazer o que parece impossível se tornar realidade na frente de nossos olhos. Abraço para ti, meu amigo querido.

    ResponderExcluir
  2. meu caro hérlon,

    Deus está naquilo em que nos transformamos, dia após dia. no entanto, é preciso perceber os Seus desígnios encasulado, em silêncio, pra ouvir verdadeiramente o plano. aquele plano que Ele, com a nossa ajuda, traça pra cada um a seu tempo.

    as dificuldades, o crescimento, os silêncios, a espera e a falta de luz, fazem com que, a vinda do próximo passo, da próxima etapa, seja ainda mais gratificante. e só os sábios entendem isso, sem que se lastimem no caminho.

    você é um sábio, e usa a sua palavra na hora certa.

    [aproveite a vida, meu amigo]

    lindas são as suas palavras.

    ResponderExcluir
  3. Meu amigo, que mesmo distante fisicamente continua a me trazer surpresas e felicidade!!! Encontrar-te sempre faz do meu dia um dia melhor. Nem que seja aqui... Saudades eternas de um tempo muito, muito bom!!!!...

    ResponderExcluir
  4. Muito reflexivo, é muito bom encontrar neste texto, palavras tão bem colocadas, principalmente no que diz respeito às nossas dúvidas, nossa incapacidade de entendimento muitas vezes presente; o tão necessário silêncio de nós mesmos, o qual muitas vezes fala mais que mil palavras (ou imagens). Só posso então te parabenizar pela forma tão próxima com a qual se expressa. É um talento, sem sombra de dúvidas...

    ResponderExcluir
  5. Meu amigo,
    Nossa amizade realmente independe de quao frequente nos falamos. Ela já se provou sólida e trancedeu muitas limitações.

    Lindo o seu texto como tudo que você escreve.

    Estas dúvidas da vida nos tomam de forma a tomar conta de nós por completo. Eu sou particularmente a favor do questionamento e da constante busca de explicações para me auto-interpretar. Porém esse questionamento vez ou outra me deixa inquieta e confusa, tirando a minha paz. Às vezes penso que a ignorância é uma benção.

    Como comecei por este texto, ainda não tive o prazer de delinear opiniões sobre os outros tantos texto que você já postou.

    Tenha certeza que o farei assim que minha rotina opressora resolver me dar uma trégua.

    Beijo grande,

    ResponderExcluir
  6. Seria impuro pensar que somos criaturas errantes demais para um mundo tão materialista?
    A certeza da felicidade não parece ser mais forte que a da dor.
    Dor que degenera o corpo e regenera a alma para o adiante.
    Penso que seria mais fácil se tivéssemos as respostas para as perguntas mais perturbadoras.
    Mas será que não seria covardia?
    Compartilho desse café amargo.
    Aprendi a apreciar o aroma e o gosto de um bom café.
    Comungo dessa forma robusta de não saber o que vem pela frente, e mesmo assim se sentir forte pra enfrentar o incerto.
    Abração amigo.

    ResponderExcluir