terça-feira, 22 de abril de 2008

PROFESSOR JOSÉ TELES DE CARVALHO - UM ESPÍRITO DO SABER

O professor José Teles de Carvalho entre seus alunos. 1956.


Continuando o rol de grandes nomes que engrandeceram nossa terra, não poderia deixar de tecer alguns comentários sobre o eminente e saudoso professor José Teles de Carvalho que, se este ano fosse vivo, completaria 90 anos de dedicação ao nosso povo.São 10 anos sem a presença física do educador; mas Brejo Santo ainda colhe os frutos de sua jornada.

Grande deve ser o homem que se faz através do saber, e não através de suas posses. Há almas que vêm a este mundo com determinações específicas de evolução e revoluções, as do professor José Teles de Carvalho estiveram sempre ligadas ao desbravar do saber.
O menino José teve infância humilde, precisou muitas vezes recorrer aos amigos para pedir livros emprestados. Foi aluno-prodígio da professora Balbina – ela lhe adivinhara o futuro do saber e pessoalmente o encaminharia ao Colégio São Francisco, em Canindé, um lugar a oferecê-lo um mundo mais aberto à educação.
Aos dezenove anos estréia no magistério, lecionando Português, Francês, Ciências e História Universal no referido colégio que o acolhera.
Em 1941, com a ajuda do irmão e em salas cedidas por amigos, funda o Instituto Padre Viana, iniciando uma saga na educação brejossantense.
O professor José Teles foi um homem de visão ampla e entendia que o saber era uma força capaz de libertar qualquer homem. Com os ralos recursos que havia na época, contrariando teorias pessimistas, independente dos Poderes Públicos constituídos; mas sob o rigor da lei, implementa em Brejo Santo uma escola de iniciativa particular para atender aos anseios da comunidade.
O professor galgou todos os degraus que pôde para tornar a Escola no que havia de melhor na cidade – e conseguiu! Em 1965, seria instalado o Curso Pedagógico e, em 1966, o Curso de Técnico em Contabilidade.
Era mestre da disciplina, sendo capaz de, naquela época, lecionar em salas multiseriadas para atender à demanda, sendo conhecido por seu respeito e ordem. Das salas do Colégio Padre Viana saíram e continuam a sair mentes melhoradas que enchem de orgulho nossa terra.
Seu aniversário era comemorado por toda a cidade, instituída entre as melhores festas do ano!
Não era homem de visão capitalista. Na sua escola, muitos eram seus “afilhados” e estudavam de graça sob sua generosidade.
Minhas lembranças vivas do professor remontam o início da minha adolescência. Ele já não mais lecionava; era o diretor, império do respeito.Figura inconfundível no pátio e nos corredores da escola. Andava sempre bem trajado: paletó, gravata, cabelo bem penteado. Os alunos não o temiam, admiravam-no. Não lembro de uma posição deselegante e mal-educada naquele homem, vai ver porque não existiam. Lembro que, na 8a série, ganhei um concurso de quadrilha como noivo, imitando-o. Tive medo de ser repreendido; todavia percebia que ali também residia um espírito bem-humorado.
Mente sempre a par dos acontecimentos sociais do mundo, foi um homem respeitado por muita gente. É a figura mais saudosa da Caldeira do Inferno – retiro de boêmios e intelectuais da cidade.
Sou suspeito para falar deste homem. Minha melhor formação escolar instaurou-se entre as salas do Colégio Padre Viana e quis o destino me transformar em um dos seus professores.
Fica, do grande professor, essa crença certa de que a educação é a luz do espírito. Que a escola deve ter um papel determinante na figura do homem; que cabe a ela transformá-lo em um ser melhor.



Hérlon Fernandes Gomes, 21 de Abril de 2008 - Brejo Santo - CE.
À família Teles de Carvalho, que continua na construção dos ideais do Professor.
FONTE DE PESQUISA: RESUMO HISTÓRICO DO PROFESSOR JOSÉ TELES DE CARVALHO - EM PROSA E VERSO - Tancredo Teles

9 comentários:

  1. Legal que vc tenha gostado do conto. Realmente, acho que esse eh um dos dois unicos contos que eu escrevi e gostei. O resto eh lixo. Mas eh isso, temos que escrever muita coisa ruim pra um dia aparecer algo aceitável.

    um abraço

    ResponderExcluir
  2. O saber engrandece toda e qualquer alma.
    Pena que hoje as pessoas o considerarem como conveniência.
    Não se trata de empregos nem títulos.
    Trata-se de crescimento.
    Cultura.
    Arte.
    Isso não tem preço.
    Admiro suas ótimas iniciativas.
    Como já disse: faz-me crêr que ainda há pessoas com desejo de ver um mundo melhor.
    Abração!

    ResponderExcluir
  3. primeiro quero dizer que vc está classificado entre os poucos escritores que me fazem sentir uma emoção profunda ao ler o que escreve.comparo vc ao meu amdo Rubem Alves pelo romantismo nas palavras.são chuvas de snsibilidade.nunca vi alguém falar de uma forma tão linda do incansável mestre josé teles.
    agora devo dizer que as pesoas são para nós espelhos e referências.exemplos a serem seguidos.meu avõ era um homem comum com suas qualidades e defeitos.porém,na arte de querer bem a educação ninguém amou como ele.o que ainda hoje carreego comigo é a forma de tratar todas as pessoas iguais dedicando-lhes respeito e proporcionando a felicidade aos outros dando muitas vezes sem ter que ter para dar,sabendo que poderia não ser reconhecido.isso eu não esquecerei jamais.era uma pessoa aberta para a vida e aceitava os acontecimentos com sendo naturais.o que hoje se chama de inclusão ele já o fazia,porque só não estudou no seu colégio no seu tempo quem não quis.muitas vezes ele dizia que recebia bolsa do governo,sendo que na verdade quem pagava era próprio para ver o encaminhamento do(a) aluno(a) e não decepcionar sua família pelo dinheiro que não dispunha.um abraço!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. herlon,como sou ainda marinheira de primeira viagem acho que cliquei em algum lugar do blog quando fui escrever um comentário para o professor josé teles.quero dizer que quem escreveu o comentário sobre o professor josé teles fui eu fátima teles.não gosto de ser anônima!!!!!!!rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  5. Tive o prazer de conhecer de perto, a pessoa do Professor, Jose Teles de carvalho, figura carismatica, amigo, deixou um legado inestiamvel para a cultura regional.

    Luis Jacinto.

    ResponderExcluir
  6. Herlon,
    A sua homenagem ao professor José Teles neste texto, em seu blog é justa e merecida.Ele é realmente uma das figuras Brejo-Santenses que continua viva em muitos corações.Quem se doa em favor do outro de maneira admirável como ele, jamais será esquecido.
    Parabenizo-lhe pelo gesto e pela qualidade do texto.
    Um abraço maternal de alguém que muito o admira.
    Carinhosamente

    Marineusa Santana

    ResponderExcluir
  7. dona Marineusa e o professor josé teles de Carvalho foram peças fundamentais para a educação e a cultura do nosso povo.o escritor e poeta Herlon fernandes é uma figura da nova era herança desses mestres que deixaram o amor pela leitura e pelo Brejo.

    ResponderExcluir
  8. Grande Hérlon. Como sempre enaltecendo a cultura de nossa cidade através da recordação de pessoas que, com certeza, sempre farão história local. Parabéns pelo blog...

    Miqueias Teles

    ResponderExcluir
  9. Nossa o meu avo chamava Jose Teles de Carvalho tambem. Que coincidencia. Estou impressionada com isso. Meu nome e elida e moro em formosa .goias

    ResponderExcluir